segunda-feira, 2 de setembro de 2019

NOVO MEDICAMENTO ESPECÍFICO PARA ENXAQUECA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população mundial em Abril de 2019 foi estimada em 7,7 bilhões de pessoas, a prevalência de Enxaqueca gira em torno de 11%.
Seguindo estes números são 874 milhões de seres humanos padecendo de Enxaqueca. Somente no Brasil são cerca de 30 milhões de pessoas.

Foi por entender que dores de cabeça não devem ser ignoradas e sim levadas a sério e tratadas que fundamos o CENTE (Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca: www.cente.net.br), uma clínica médica que aborda e trata há décadas de uma das formas mais frequentes de dor, que é a Enxaqueca.

Nestes anos de funcionamento, mais de 4 mil pacientes foram atendidos e cadastrados. A cada três meses retornam para uma nova avaliação. A cada ano pelo menos 120 novos pacientes buscam tratamento para as incômodas dores de cabeça em nossa clínica.

As dores de cabeça representam a décima das vinte maiores causas de procura a consultórios médicos e a quarta causa de procura a serviços de emergência (National Center for Health Statistics, EUA, 2002).

Um novo tratamento foi aprovado no Brasil pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa ), é a primeira medicação especifica para Enxaqueca. Trata-se de uma nova classe de medicamentos com anticorpos monoclonais, que agem inativando os receptores do neuropeptídeo vasoativo inflamatório CGRP (Da sigla do nome inglês: calcitonin-gene related peptide), que é produzido de forma exacerbada nos vasos cerebrais e terminações do nervo trigêmio de pessoas com enxaqueca.

A nova terapia atua na inibição deste peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, conhecido como CGRP, molécula responsável por desencadear as crises de Enxaqueca. E deverá ser aplicada por meio de uma injeção subcutânea mensal, através de um dispositivo similar a uma agulha de insulina. No próximo mês (Outubro de 2019), começará a ser comercializada no Brasil. E nossa clínica estará se credenciando para disponibilizar e prescrever este novo medicamento.

Este é o primeiro medicamento criado para prevenir enxaquecas, e essa nova droga pode tornar as crises de enxaqueca menos severas e reduzir a sua frequência em 50% ou mais, de acordo com estudos, além de não apresentar efeitos colaterais. Alguns pacientes chegaram inclusive a se livrar por completo da dor de cabeça.

Esta é a primeira de uma nova classe de medicamentos de ação prolongada para tratar enxaquecas.
Esta nova medicação representa uma nova esperança no tratamento da Enxaqueca. Portanto, com esta droga inicia-se uma nova era no tratamento das pessoas que sofrem da forma mais severa de dor de cabeça.

*Dr.Fernando Ortiz, neurologista, especialista em tratamento de dores de cabeça e Enxaqueca, diretor clínico do Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca: www.cente.net.br
Whatsapp: 12.99639.6954
Acompanhe-nos na rede social: www.facebook.com/centemed
www.facebook.com/EnxaquecaOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário