domingo, 12 de fevereiro de 2023

Medicações a base de Anticorpos monoclonais para Enxaqueca


Os anticorpos monoclonais anti-CGRP são as mais novas terapias contra a enxaqueca ou migrânea.
CGRP significa Calcitonin Gene-Related Peptide e representa um dos peptídeos envolvidos na cascata de fenômenos químicos que são observados durante uma crise de dor de cabeça em pacientes com enxaqueca. Além disso, o CGRP é um dos mais potentes vasodilatadores de nosso organismo. O seu antagonismo ou bloqueio, bem como o bloqueio de seu receptor, podem desempenhar papel importante na prevenção ou no combate as crises de dor de cabeça da enxaqueca.

No Brasil, em 25 de março de 2019, o Erenumabe (Pasurta) foi aprovado pela ANVISA para comercialização. O Fremanezumabe (Ajovy ), da TEVA, já esta disponível desde o final de 2019 e o Galcanezumabe (Emgality) da Lilly foi aprovado pela ANVISA em julho de 2019. O quarto anticorpo monoclonal anti-CGRP, o Epitnezumabe provavelmente não será lançado no Brasil.

Estes novos medicamentos devido a tolerabilidade e facilidade com que são usados, em injeções subcutâneas administradas a cada intervalo de um mês, os tornam bem melhores em termos de adesão e menos efeitos colaterais. A análise dos estudos disponíveis sugerem que todos os três já aprovados para uso clínico têm eficácia similar e talvez a variação nos esquemas de doses é que faça a grande diferença entre os vários tipos de pacientes. Creio que esses anticorpos serão usados por muitos pacientes em conjunto com os medicamentos já existentes.
Sofre de Enxaqueca? Agende sua consulta no Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca (na cidade de Taubaté/SP) através do site: www.cente.net.br ou pelo Whatsapp: 12.99639.6954

Nenhum comentário:

Postar um comentário