terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

ENXAQUECA COM AURA

Sintoma mais comum da Enxaqueca que afeta 15% da população é a dor de cabeça, mas ela pode se manifestar por meio de aura que são pontos luminosos, percepção de luz em ziguezague e visão embaçada.

Estima-se que uma em cada sete pessoas do mundo sofra de enxaqueca. No Brasil, a doença, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a sexta mais incapacitante do mundo, afeta cerca de 15% da população, mais ou menos 31 milhões de indivíduos, com incidência maior entre as mulheres (25%).

Enxaqueca com aura

A enxaqueca em si é uma doença crônica, cuja principal característica é dor de cabeça forte, pulsátil. Sabe-se que ocorre um desequilíbrio bioquímico no cérebro, associado a predisposição genética e fatores ambientais e comportamentais.

Já a aura é um fenômeno neurológico que ocorre antes do aparecimento da dor. O que acontece, neste caso, é uma alteração elétrica no cérebro, correlacionada com a depressão alastrante (onda de intensa atividade nervosa celular que se espalha pela camada externa do cérebro, o córtex).

Os distúrbios da visão, pode causar ponto cego (escotoma), perda temporária da capacidade de enxergar e falta de foco. E isso pode ocorrer em um ou nos dois olhos.

É preciso salientar que diversos estudos mostram que este tipo de enxaqueca é um fator de risco para o acidente cerebral vascular (AVC). Por isso, é imprescindível buscar ajuda de um especialista.
Agende sua consulta no Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca (CENTE): www.cente.net.br através do Whatsapp: 12.99639.6954

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:
www.facebook.com/centemed/
www.facebook.com/EnxaquecaOnline
www.instagram.com/centemed

© 2023 cente.net.br - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário