sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

SOFRE DE ENXAQUECA? ATENÇÃO COM A SUA ALIMENTAÇÃO!

A enxaqueca está associada a uma série de outros fatores aos quais somos submetidos diariamente (estresse, ansiedade, má alimentação, automedicação, etc). 
A lista é extensa, mas vamos ser práticos. A cefaléia incomoda, lateja, e incapacita…E você quer alívio imediato, certo? Bom, saiba que pode obter excelentes resultados prestando um pouco mais de atenção ao que você coloca no seu prato. Estudos estimam que entre 20% e 30% das crises de enxaqueca têm componentes alimentares associados, portanto a alimentação tem uma papel determinante nestes casos.

Deve-se evitar:

• TIRAMINA: libera as prostaglandinas, que geram a inflamação.

Onde encontrar: peixes defumados, queijos curados, fígado de galinha, figos, vinho tinto e chocolate.

• NITRATOS E NITRITOS: substâncias utilizadas para realçar a cor e o aspecto de carnes e outros alimentos processados e em conserva. Sua ação vasodilatadora pode facilitar o gatilho da enxaqueca.

Onde encontrar: embutidos em geral (como mortadela, presunto, salame, linguiça, salsicha).

• GLUTAMATO MONOSSÓDICO: aditivo que realça o sabor dos alimentos industrializados.

Onde encontrar: carnes processadas, alimentos em conserva, fermentos e nos realçadores de sabor.

• CAFEÍNA: é uma substância estimulante que, em alguns casos, pode causar uma dependência psíquica e de tolerância quando consumida em excesso diariamente. Nesses casos, pode desencadear dor de cabeça devido ao baixo teor de cafeína na circulação (por exemplo, aos finais de semana, quando longe do escritório, ingerimos menos xícaras de café).

Onde encontrar: café e chás.

• SINEFRINE: também possui ação estimulante.

Onde encontrar: frutas cítricas (Abacaxi, limão e laranja)

• FENILALANINA E ASPARTAME: adoçantes artificiais que podem desencadear as dores de cabeça.

Onde encontrar: alimentos à base de cola (como chás e refrigerantes) e adoçantes artificiais.

• FENÓIS, ALDEÍDOS E SULFITOS: os fenóis são substâncias naturalmente presentes nas uvas, os aldeídos resultam do processo de destilação e os sulfitos são conservantes geralmente utilizados em vinhos e champanhes. São os causadores de dores de cabeça, desencadeando a famosa ressaca.

Onde encontrar: álcool e frutas secas.

• OUTROS ALIMENTOS: podem desencadear crises de enxaqueca. Como por exemplos: abacate, banana, amora, maçã, uva, nozes, cebola e produtos lácteos (iogurtes)

• FATORES EXTERNOS

Tabagismo, menstruação, estresse físico ou mental, excesso de ingestão de açúcar e doces, fome, falta de sono, ruídos, cheiros e luzes muito fortes e anticoncepcionais orais podem desencadear as crises.

Atenção: O jejum, mesmo que apenas por algumas horas, pode desencadear uma crise de enxaqueca. Por isso, vale a recomendação de se alimentar a cada três horas!

Agende sua consulta no Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca, através do site: www.cente.net.br ou pelo Whatsapp: 12.99639.6954. E conheça os novos medicamentos preventivos para Enxaqueca, os Anticorpos Monoclonais anti-CGRP.

Curtam nossas páginas na rede social: www.facebook.com/EnxaquecaOnline 
www.facebook.com/centemed

Nenhum comentário:

Postar um comentário