segunda-feira, 23 de setembro de 2024

SOFRE DE ENXAQUECA?

SOFRE DE ENXAQUECA? PREPARE-SE PARA A CONSULTA COM O NEUROLOGISTA




O primeiro passo para quem sofre com constantes crises de dor de cabeça é procurar entender o seu diagnóstico e fazer um acompanhamento adequado com um neurologista, até porque o quadro clínico de cada paciente é individual.
Mais da metade dos adultos com a doença não tiveram um diagnóstico correto e, portanto, não são tratados. É importante saber que o acompanhamento médico tem como objetivo garantir qualidade de vida ao paciente.

Para o tratamento funcionar, permitindo que o paciente tenha uma vida mais próxima possível do normal, o empenho no tratamento precisa ser feita de ambos os lados. O neurologista faz a parte dele, mas é preciso que o paciente também ajude. Como ajudar o médico? O primeiro passo é levar informações detalhadas para as consultas.

Faça um diário da enxaqueca

Todo paciente deve fazer um diário da enxaqueca.  Nele, devem ser registrados detalhes do dia a dia. É importante detalhar ao máximo – isso ajudará o neurologista (e o próprio paciente) a perceber estímulos que provocam as dores de cabeça. As informações serão úteis para que o médico busque tornar o tratamento mais efetivo.

O diário precisa necessariamente registrar sintomas, datas e duração das crises, intensidade e localização da dor, ingestão de medicamentos, padrões de sono. A meta é identificar gatilhos, como noites mal dormidas, alimentos, ciclo menstrual, entre outros fatores.

Algumas perguntas que o médico poderá fazer

O neurologista fará perguntas ao paciente buscando coletar informações para chegar a um diagnóstico mais preciso. Então, o melhor é ir para a consulta com as respostas a estas perguntas:

- Há quanto tempo você tem as crises de dor de cabeça?

- Com que frequência elas ocorrem?

- Quais outros sintomas você sente?

- Já identificou gatilhos para as crises, o que as provoca?

- Descreva a dor (região da cabeça e intensidade).

- Está tomando algum tipo de analgésico por conta própria?

- Alguém muito próximo na família tem enxaqueca?

Procure se informar ao máximo e prestar muita informação

Na consulta, sempre procure extrair do médico o máximo de informação. Não fique com receio de perguntar nem vá pra casa com dúvidas. Um paciente bem orientado é bom para neurologista também. E conhecimento evita ansiedade ou preocupações desnecessárias. Leve anotadas suas perguntas para que não deixe o consultório sem ter as dúvidas respondidas.

Lembre-se, cooperando com o neurologista você pode reduzir as crises de dor de cabeça e o impacto delas na sua vida familiar e profissional.
Conheça o Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca (cente.net.br) em Taubaté. Agende sua consulta através do Whatsapp: 12.99639.6954.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

25 anos do Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca

25 ANOS DO CENTRO ESPECIALIZADO NO TRATAMENTO DE ENXAQUECA 

Neste ano iremos completar 25 anos do Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca (www.cente.net.br), além de comemorar, viemos agradecer nossos colaboradores, pacientes e parceiros, que com muito carinho e dedicação nos ajudam a conquistar nossos objetivos e construir dia após dia nosso sonho de tratar cada vez mais pessoas e minorar os sofrimentos daqueles que são vítimas da Enxaqueca!

Que seja só o começo de uma história cheia de conquistas, realizações e menos dores de cabeça para todos!